Sétimo dia de viagem – Terça-Feira - 10/01/2012 – Enfim Machu Pichu!
Hoje acordamos cedo (03h00min) pois precisávamos pegar o ônibus que nos levaria para Ollantaytambo (2 horas) de onde pegaríamos o trem para Aguas Calientes (1 hora) e dali um novo ônibus para Machu Pichu (40 min).
No primeiro trecho eu e a Mirian desmaiamos! Estávamos mal dormidos e cansados, e como ainda era noite aproveitamos as quase duas horas de viagem para descansar.
No segundo trecho, até Aguas Calientes tivemos a oportunidade de apreciar as imensas cordilheiras da região. O trem percorre todo o trajeto ao lado de um rio que confesso ter esquecido o nome. O passeio é muito interessante e depois de quase duas horas chegamos a Aguas Calientes, um vilarejo muito aprazível com dois rios cortando seus limites. Aproveitamos para fazer um lanche e depois de alguns minutos pegamos o ônibus que nos levaria a Machu Pichu.
Já durante a subida pudemos perceber a nossa insignificância perto das Obras Divinas que nos circundavam. Montanhas altíssimas, rios formados com água de degelo de montanha e uma vegetação as vezes baixa e as vezes exuberante. Magnífico!
Após o desembarque e os tramites de ingresso no parque arqueológico (alias tudo muito bem organizado!) iniciamos o nosso passeio.
O lugar é simplesmente maravilhoso! A gente se sente muito pequeno perto da grandiosidade do local. As construções, as canaletas de água que perduram até hoje, a paisagem ao redor, a tecnologia usada pelo povo que ali viveu nos faz refletir sobre a nossa tecnologia. Apenas um exemplo: na época dos Incas eles desenvolveram aproximadamente 4500 espécies de batata, e certamente não eram transgênicas!
Andamos por todo o local e almoçamos no restaurante do parque. Depois do almoço eu e Mírian resolvemos voltar para Cusco, tendo em vista que o nosso trem seria o ultimo a sair de Aguas Calientes, as 19h00min e pela nossa conta chegaríamos mais de 23h00min no hotel. Diante do fato de que amanha teremos que pegar a estrada cedo, entendemos por bem em adiantar o nosso regresso ao hotel.
No entanto, como nem tudo é perfeito, tivemos que comprar outro traslado de Aguas Calientes para Ollantaytambo e depois Cusco, pelo valor de $ 75 por cabeça, ou seja, gastamos 150 dólares apenas para voltar para o hotel.
Gostamos muito de Machu Pichu, mas no nosso entendimento já tínhamos visto o que queríamos ver e diante do inexorável fato de termos que acordar cedo no outro dia, decidimos literalmente comprar o nosso descanso. Valeu a pena!
Descemos em um trem de outra empresa, com um serviço de bordo diferenciado que teve até apresentação de danças típicas. Gostamos muito!
Amanha seguiremos para Chalhuanca, a 320 km daqui e deveremos passar no ponto mais alto da viagem.
Pra falar a verdade eu já estou agoniado para andar de moto novamente!
Um cidade histórica como Cusco merece pelo menos uns 10 dias para que se possa conhecer efetivamente todo o seu potencial turístico e como o nosso tempo aqui já foi eu to querendo mais é pegar a estrada!
Gostaria de fazer um registro em relação à família do Dr. Oscar de Jauru e toda a sua família. Tem sido um prazer estar nesta viagem com vocês. A animação da Sra. Lana é contagiante (a Mirian fala o tempo todo: _ Nossa, como ela é animada!) e é muito gratificante ver como seus integrantes se tratam de maneira tão carinhosa. Assim que as famílias deveriam e devem ser!
Imaginem vocês que a intrépida Sra. Lana encontrou uma falha nos chamados trabalhos perfeitos dos Incas. Vou postar daqui a pouco a foto para comprovar tal assertiva.
Um beijo para toda a família Velasco, vocês são especiais!
Agora eu e a Mirian vamos arrumar a carga do nosso Bitrem (apelido da nossa motocicleta...culpa do Carlão e do Rogério).
Beijo Grande e fiquem com Deus!
Em primeiro lugar obrigada. Agradeço por estar aprendendo com vocês. A cada relato me aprimoro e consigo até me imaginar em passeio como este.Isto nos estimula a querer conhecer estes lugares.Agradeço também por minha amiga Lana e família. Ela é mesmo um modelo de mãe, esposa, filha e amiga e "companheirona" de viagem. Sucessos a todos e não esqueça do meu abraço e carinho aos Velascos.
ResponderExcluirValeu Clenismar..estamos juntos! A Sra. Lana me disse para te enviar e retribuir todos os abraços que enviaste à ela...
ExcluirFique com Deus!
Gustavo e Miriam,
ResponderExcluirEstava acompanhando a viagem pelo blog "principal" que o Bráulio fez, inclusive muito boa a narrativa dele.
Parabéns a vcs pela qualidade das postagens, muito bem escritas e detalhadas. Tbm sou "blogueiro" e gosto de narrar as minhas viagens de moto... Depois vejam:
http://confrarianaestrada.blogspot.com/
Ano passado fui a Ushuaia. Em 2009 estive no Atacama/Santiago/Mendoza.
Curtam a viagem ao máximo! Em breve, creio que talvez no carnaval, devo ir com a minha esposa para este mesmo destino, talvez mais uns 2 ou 3 casais. Tbm ando em uma BMW GS Adventure ano 2009, apelidada de "BAU" e sou fã desta moto!
Abçs!
Marcio A. Roberto - Campo Grande/MS
Márcio...somente agora consegui ajeitar o blog...mas já respondi pelo seu...um grande abraço e fique com Deus!
ExcluirOlá sou de Jauru e amiga da Lana ela é realmente muito dinâmica e uma pessoa muito especial.
ResponderExcluirParabéns pra vocês também um casal que curte junto essa aventura.
Um abraço e que Deus abençoe vocês.
Valeu Maria...vou falar pra ela que você está nos acompanhando...fique com Deus!
ResponderExcluir