domingo, 8 de janeiro de 2012

Quarto dia de viagem – Rio Branco/AC até Puerto Maldonado/Peru



Hoje acordamos cedo para o quarto dia da viagem...o dia que finalmente entraríamos no Peru!

Já na saída de Rio Branco (aproximadamente uns 35 km) pegamos uma chuva torrencial, que depois ficaríamos sabendo que não nos abandonaria no decorrer do dia. Foi uma boa prova para testarmos nossas roupas impermeáveis (que nem são tão impermeáveis assim, como descobrimos...rsrsrs) pois amanha chegaremos ao ponto mais alto da viagem e por conseguinte o mais frio, e temos que nos cuidar para não nos molharmos no inicio da subida e depois ficarmos exposto ao frio com o corpo úmido.

Viajamos debaixo de chuva por vários quilômetros até chegarmos na divisa com o Peru.

Do lado nacional foi muito tranqüilo para carimbarmos o passaporte e “pularmos” para o outro lado, chegando finalmente no Peru.

No entanto os tramites de “imigracion” nos foram por demais cruéis, pois ficamos por mais de 5 horas para darmos entrada em nossa documentação, assim como das motos (o processo mais demorado, pois era feito por um único funcionário que sequer sabia digitar no computador).

Quando 17 motos estão na estrada o pior que se pode fazer é condená-las a ficar paradas e foi isto o que aconteceu hoje. Todos estávamos ansiosos para entrar nas estradas do Peru mas o procedimento simplesmente não avançava...

No final do dia uma parte do grupo que havia ficado em Rio Branco para arrumar duas motocicletas no alcançou, o que nos trouxe alivio e felicidade afinal não queríamos que os nossos amigos deixassem de completar a aventura de moto, ou quiçá sequer completassem.

O grupo entendeu por bem em avançar pois já eram quase 17h00min e se pegássemos a estrada a noite e com chuva tudo ficaria mais difícil e assim fizemos.

Desta vez tomei uma atitude diferente, pois deliberadamente fui ficando pra trás, quase sem querer...deixando o grupo sair...moto a moto eu e a Mirian ficamos na nossa solidão sobre duas rodas.

Já na entrada do Peru podemos perceber a nítida diferença dos países...asfalto perfeito, vegetação muito mais preservada, sinalização horizontal, vertical e....uns 40 quebra molas em um trecho de menos de 150km!

A perfeição do asfalto e a grandeza de algumas obras a margem da rodovia contrastavam com a pobreza contundente que se desenhava a cada povoado que passávamos. Construções precárias demais, casas pequenas demais, pessoas sofridas demais.

Apesar deste contraste as crianças nos acenavam com uma felicidade radiante nos olhos e quando o aceno era respondido por nós (e sempre os acenos foram respondidos!) os gritos dos pequenos peruaninhos invadiam o silencio de nossos capacetes e ficávamos também extasiados com aquela situação. Um simples aceno causava tanta felicidade...será que poderíamos fazer mais por eles?

Se começarmos a pensar nesta desigualdade a gente acaba pirando...mas é necessário refletirmos sempre sobre a necessidade destas pessoas e ver o que nos sobra, o que pode ser partilhado, o que podemos fazer para que de alguma forma ajudemos a diminuir esta diferença, esta desigualdade.

É difícil falar sobre isso...a gente acaba indo longe demais...voltemos a viagem!

Como disse em linhas acima, de propósito fiquei para trás no grupo e por mais de 200km eu e a Mirian curtimos um passeio simplesmente maravilhoso...a chuva, apesar de nos rondar deu uma trégua e no final do dia tivemos um por do sol maravilhoso.

Por vários momentos ficamos sozinhos na estrada...selva amazônica intocada dos dois lados, arvores enormes, cheiro de chuva e os olhos no horizonte...esta solidão a dois na motocicleta em um local como o Peru é maravilhosa...a gente se conecta com uma energia diferente e de alguma maneira reza para que este sentimento não se acabe...

Nas viagens de moto os instintos trabalham de maneira diferente e durante alguns anos sonhei com uma viagem como essa...hoje foi o inicio da realização deste sonho, pois somente em terras peruanas encontrei o que estava buscando...a paisagem perfeita, o momento perfeito, o horário perfeito e olha que esta somente começando.

O melhor de tudo é poder estar, nesta viagem perfeita, também com a companhia perfeita.

Isso faz toda a diferença, pois sabemos valorizar cada pingo de chuva, cada curva que vencemos, cada paisagem que fica gravada de maneira indelével em nossas memórias...um beijo para o meu amor, que sabe dar valor a tudo que fazemos juntos. Te amo!

Pode ser que não consigamos tirar fotos de tudo que queríamos para mostrar para os nossos amigos, mas as imagens que presenciamos hoje jamais serão esquecidas.

Hoje fiquei pensando o tanto que eu gostaria que meus amigos estivessem comigo nesta viagem, pois a medida que a moto ia avançando eu imaginava cada um deles comigo, e por um momento eu tive a nítida sensação que eles estavam, pois eu os levava no coração que é lugar onde devemos guardar quem nos são queridos e amados. Lembrei de quase todos, em cada curva eu lembrava de uma pessoa, de um amigo, de um acontecimento que envolvia as amizades especiais que possuo...e quando acabou os 200km de curvas eu pensei: _mas já? Ainda não lembrei de todos meus amigos!

Amanha partiremos para Cuzco...teremos 550km de curvas...saíremos de pouco mais de 280 metros para quasse 5.000 metros de altitude.

A viagem deve durar 12 horas.

Vou levar novamente todos os meus amigos e começar novamente a lembrança...acho que agora o tempo vai dar para lembrar de todos...mas...e se faltar curvas?

Beijo grande para todos e fiquem com Deus!

2 comentários:

  1. Gustavo e Mirian parabéns pelo Blog. Foi lindo o comentário .Estou acompanhando a viagem de vocês pelo blog oficial, pelo facebook.O legal é a forma da descrição. Adorei o que Gustavo colocou sobre o amor que os une e este momento irá fortalecer muito mais esta união. O que observei também foi a tamanha sensibilidade de vocês em relação a natureza e principalmente ao ser humano.Boa viagem e que Deus os proteja sempre.

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelos comentários Clenismar...é gratificante saber que as pessoas estão nos acompanhando...fique com Deus!

    ResponderExcluir