quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Enfim o dia do Dakar!

Sábado 14 de janeiro de 2012 

Oi pessoal, somente agora conseguimos um tempo para postar as nossas impressões sobre os dias em que assistimos a passagem do Dakar em Ica, a premiação em Lima e a nossa viagem até Camaná e Copacabana...conforme vocês verão na seqüência de posts nem tudo saiu como estava esperado.

Hoje acordamos as 07h30min, uma vez que o nosso ônibus só sairia as 09h00min no entanto sabe-se lá por qual motivo, bateram a nossa porta as 08h15min dizendo que estávamos atrasados. Pulamos rapidinho e alcançamos o ônibus em um posto de gasolina e então descobrimos que o que havia acontecido na realidade é que o Dakar estava adiantado. Quanta organização...

Entramos em um gaiola que por aqui eles chamam de “tubulares” e partimos cruzando o deserto...motor V8...suspensão por feixe de molas...e uma tração 4x4 que não funciona! O motorista/piloto/imbecil da gaiola ainda ficou tentando uma meia hora subir uma duna e somente quando outra gaiola chegou dizendo, para o meu desespero, que as primeiras motos já estavam passando foi que pulamos na outra e fomos literalmente voando para a tal tenda...o cara estava correndo demais...muito mesmo, ultrapassando as outras caminhonetes nas dunas com a diferença que as outras caminhonetes tem air bag’s e muito mais equipamentos de proteção...

A Sra. Mirian não perdeu muito tempo e admoestou o beleza que estava pilotando...assim a velocidade voltou a níveis considerados dentro da normaldiade.

Chegamos na tenda e fomos direto para onde a caravana passaria...simplesmente emocionante! O único senão foi que as motos da ponta já haviam passado e as que passavam agora já não aceleravam tão forte...mas mesmo assim temos que respeitar os caras...depois de tantos dias naquele batidão só de estarem ali já eram heróis!

Esperamos um punhado de tempo e nada dos carros...apenas motos e quadriciclos...já tava ficando quase entediante...

Não sei se vocês sabem, mas eles largam as motos, depois os quad’s, depois os carros e protótipos e ao final os caminhões....e estes caminhões andam forte, muito forte!

Estávamos debaixo de um sol escaldante e decidimos ir a tenda, que ficava uns 300 metros da passagem do rally...tomamos uma cerveja (Cusqueña) e um água e eis que aparece no horizonte uma poeira diferente...eu e o Carlão Velasco na hora falamos: Os carros!

E eles vinham andando muito forte...fomos ajeitando as coisas para descer a duna e eis que surge um barulho infernal e brota no horizonte o próprio diabo...um Hummer Laranjado...andando tudo que tinha para andar e mais um pouco...com um helicóptero em sua cola...grudado mesmo...no máximo a uns 8 metros do chão...aquela imagem jamais sairá da minha cabeça...

Eu e o Carlão fomos descendo e não é que o piloto do Hummer (Gordon) voa em uma duna na nossa frente, bate de bico e capota!





Começamos a correr duna abaixo para acompanhar o desenrolar daquele acidente, pois segundo nos consta o Gordon estava em segundo lugar no Rally e aquilo poderia mudar tudo.

Com o pouco de fôlego que nos sobrava chegamos do lado do acidente...naquele momento muitas pessoas já estavam por lá e ajudaram a desvirar o carro...

Uns saiam com pedaços de vidro, outros com carenagem...o importante era guardar o souvenir daquele momento...

Confesso que achei que ia acontecer mais um acidente, pois o carro do Gordon ainda não estava funcionando e muitas pessoas permaneciam na rota...e outros carros estavam vindo no horizonte numa velocidade impressionante para o deserto.

No meio do furdunço aparece uma bolinha verde voando no horizonte...chegando perto era nada mais nada menos que um Mini Cooper...e como andava aquele carro...escapamentos laterais com um barulho que arrepiava a todos...se bem que era apenas o nome de mini Cooper...tudo ali devia ser modificado...mas estavam andando demais!

Demorou mais um pouco e começaram os caminhões...altos, imponentes...vinham num sacolejar balanceado...andavam diferente na areia...passavam incólumes pelos obstáculos que atrapalhavam os demais...gigantes da areia...e algumas motos tinham que apertar o passo...senão seriam pisoteados por aqueles mamutes...

Ficamos ali por umas duas horas...assistimos tudo...e eu garanto que é uma experiência única...já estou programando para voltar outras vezes e acompanhar mais tempo este evento.

Juntamente com os carros que estavam disputando o rally o que mais me impressionou foi a quantidade de espectadores...com vários carros mexidos...que levavam barracas, comidas, bebidas, enfim uma grande estrutura para acompanhar aquele evento...diferente e maravilhoso.

Conversei e troquei cartões com pilotos de moto equatorianos, colombianos, apreciadores do México...a gente se sente parte de alguma coisa maior, mundial!

Depois de um tempo a passagem de carros foi ficando mais fraca...e resolvemos ir embora...afinal tínhamos que andar mais quase 300km até Lima.

Eu e Mirian ficamos no Hotel e saímos já quase ao entardecer...as 17h40min...viajamos sozinhos e a noite...muito bom! Curtindo cada quilometro daquela pista peruana maravilhosa...tudo bem sinalizado...passamos por algumas cidades grandes, uma em especial me chamou a atenção..chama-se Asia é imensa para o local...tive vontade de entrar para conhecer...mas assim me separaria do grupo...

Chegamos a Lima cansados e ficamos no hotel direto...só saímos no outro dia para assistir a premiação...mas isso já é outro dia e outra história...

Beijos a todos e fiquem com Deus!








Nenhum comentário:

Postar um comentário